O que é TCC: verdades e mitos

Um dos grandes desafios para quem está almejando o tão esperado diploma, é a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, vulgo TCC. Mas convenhamos, o que realmente é TCC?

No decorrer do nosso curso de graduação a gente escuta com frequência diferentes versões do que foi a experiência das pessoas durante o desenvolvimento do TCC.

Da escolha do tema a apresentação, ficamos apreensivos e inseguros, principalmente por que essa é uma etapa tão considerável e determinante de nossas carreiras.

Por esse motivo, aqui irei esclarecer algumas verdades e mitos que irão te ajudar nessa fase de desenvolvimento do TCC. Vamos lá?

Dificuldade de selecionar o tema do TCC

Um ponto chave, que nos deixa de cabelo em pé, é a escolha do tema e área de pesquisa que iremos selecionar para o TCC. É muito comum sentirmos uma tensão nesse momento, pois parece que vamos decidir algo determinístico de nossas vidas, mas não é bem assim.

Para falar a verdade, a escolha do tema está mais relacionada com sua afinidade para com algumas áreas de pesquisa. Não se apavore, abaixo você pode conferir as dicas para descobrir qual é a sua “praia”:

  • Simpatia por um tema

É inevitável, sempre sentimos alguma tendência a gostar mais de uns temas do que de outros. Muito disso vem da facilidade em entender ou do fascínio pelos conceitos e metodologias. Então pratique a autorreflexão e se pergunte “qual área de pesquisa me desperta mais interesse? ”

  • Cronograma

É importante você levar em consideração quanto tempo vai levar para concluir o TCC. Esse é um fator determinante para o ajuste do seu tempo de dedicação.

  • Levantamento bibliográfico

Essa é uma dica de ouro para você. Faça uma lista de assuntos e tópicos que tenham relação com seu curso e pesquise sobre cada um deles. Você vai ver que no decorrer da elaboração do levantamento, um tema chamará mais sua atenção.

Não pode mudar de tema do TCC

Existe uma tendência de acharmos que ao selecionar um tema nada mais pode ser mudado. Garanto que isso é engano seu.

Caso você sinta que aquele não é seu caminho e que existem outras possibilidades em outras áreas de pesquisa, vá em frente, mude. Claro que na fase inicial é mais “fácil” do que quando você está a uma semana da entrega de seu TCC.

Precisa saber inglês para fazer o TCC

Não necessariamente. Entender um pouco do inglês pode ser um diferencial na hora de realizar as pesquisas sobre o tema, pois uma parte considerável da literatura está em inglês.

No entanto, você não precisa ser um fluente em inglês para realizar suas buscas. Temos diferentes plataformas e ferramentas que podem nos auxiliar nessa fase. E sempre podemos contratar serviços de terceiros nesse processo.

Uma outra dica é: na fase de seleção do tema, faça uma busca por publicações e revistas brasileiras. É uma boa maneira de saber também como anda seu tema a nível nacional.

Aumento do estresse e ansiedade

Ansiedade é um termo mais geral para uma série de transtornos que causam nervosismo, irritabilidade, dificuldade de fazer tarefas diárias e uma sequência de outros problemas.

Agora, imagine você desenvolvendo seu TCC sentindo tudo isso?

É, já deu para imaginar a dificuldade. Infelizmente, a ansiedade e o estresse são estados frequentemente observados durante essa fase de conclusão do curso. Se agrava com a preocupação em entregar o TCC, por isso eu listo abaixo algumas dicas que podem te ajudar:

  • Faça um cronograma pessoal

Isso mesmo, elaborar uma lista de tarefas com prazos bem estabelecidos nos ajuda (e MUITO!) a manter a calma. Mas não vale ser inflexível. Se tiver que mudar algo ou ajustar datas, não se culpe, o cronograma serve exatamente para isso.

  • Se alimente bem e descanse

Fazer o TCC requer muita dedicação e concentração. Por mais que pareça “bobo”, manter uma alimentação equilibrada e boas noites de sono, são indispensáveis para você manter sua produtividade.

  • Tenha válvulas de escape

Procure diferentes formas de ocupar sua mente para não ficar pilhado apenas no TCC. Algumas atividades como ir ao cinema, conversar com os amigos, ou mesmo assistir alguns episódios daquela série preferida, vão te ajudar a se manter motivado.

Maior dedicação e tempo no TCC

Já cansei de ouvir diversos colegas comentando que é possível fazer um TCC em uma semana. Será mesmo?

Antes de mais nada te pergunto: que tipo de trabalho você quer apresentar?

Um dos pontos que contam na hora da avaliação do seu trabalho é a qualidade. A qualidade do TCC está muito atrelada a uma boa fundamentação teórica, objetivos claros e resultados e discussão condizentes com o tema.

Para fazer um trabalho com esse nível, você vai precisar de um tempo maior de dedicação. No entanto, não existe uma fórmula mágica de qual o momento ideal para iniciar seu TCC.

Observação: é importante levar em consideração seu tempo de dedicação para com as disciplinas e estágios. E claro, tirar aquele momento de descanso e lazer.

Reprovar no TCC afeta sua carreira

Embora o TCC seja considerado uma fase “final” do seu período acadêmico, é importante ressaltar que ele é apenas mais uma avaliação. Mas isso não quer dizer que você deve “relaxar” e não se dedicar.

Lembre-se: o TCC é a oportunidade de você mostrar o quanto aprendeu durante a graduação.

Mas se por algum motivo você ser reprovado, não se apavore, isso não é mortal para sua carreira. Na verdade, a solução é simples:

Tente outra vez!

Provavelmente a banca examinadora irá pontuar o motivo da reprovação assim como vai destacar os pontos que precisam ser melhorados. Aqui vai alguns dos principais motivos dados para uma reprovação:

  • Plágio
  • Não seguir as normas de formatação. Exemplo: ABNT, APA e etc.
  • Não comparecer no dia da apresentação
  • Não entregar o TCC no prazo

Vale também conferir as normas do seu curso e discutir possibilidades com seu orientador (a). E sempre tenha em mente que tudo se resolve conversando e perguntando.

Viu como o TCC não é um bicho de sete cabeças? Se você ter ainda mais facilidades, tendo o acompanhamento de uma ferramenta completa para geração de TCCs, clique aqui e confira uma super novidade que preparamos pra você.

Leave a Comment